11 de fevereiro de 2010

La Mala Educación

"A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou fazer actualizar o melhor de uma pessoa." (Mahatma Gandhi)


Ontem, numa ida às compras com a minha mãe, loja sim loja não onde entrávamos ninguém nos respondia ao "Boa tarde" que dizíamos ao entrar. O cúmulo foi quando chegámos à Biju dos Armazéns do Chiado. A loja estava quase às moscas, por razões que seriam aparentes muito em breve. 
Nesta loja, as empregadas cantavam alegremente a música das aparelhagens e discutiam em estilo revisteiro e em grande detalhe sobre o caminho entre as suas casas e a loja, com as vantagens e desvantagens de cada transporte que usavam. A minha mãe e eu estávamos a namorar umas clutches muito engraçadas em saldo quando a empregada me deu um encontrão na sua animação da conversa com a colega. Eu fiquei sem palavras - o que não é comum em mim - e perguntei, "Mãe, vamos embora? Acho que já chega, elas devem querer ficar sozinhas" (a falar dos seus mais recentes telemóveis). As empregadas ficaram chocadas, suponho que por lhes termos dirigido a palavra, sem duas clientes e a loja ainda mais vazia do que quando entrámos.
Bolas, há um meio-termo entre a empregada demasiado solícita que conseguiria vender um champô a um careca e estas duas meninas, que desprezavam toda a gente que entrava na loja - precisamente as pessoas que podem ajudá-las a serem promovidas com as suas compras, ou contribuir para o seu desemprego com a sua ausência.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Algo a acrescentar? Go right ahead!